segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Caatinga - Unicamente Brasileira


A Caatinga é o único bioma unicamente brasileiro, e ocupa a parte do sertão da Bahia. É uma região com baixo índice de chuvas e outras características são: forte presença de arbustos com galhos tortos, retorcidos, presença de cactos como mandacaru, xique-xique e xique-xique do sertão e bromélias, os arbustos costumam perder suas folhas na época da seca, e quando tem folhas elas são bem pequenas. Porém este patrimõnio está sendo ameaçado, principalmente pelo extrativismo da população local. Uma curiosidade: durante o período da seca, o gado da região se alimenta do mandacaru(rico em água).


Posta por: Matheus Vianna Matos

segunda-feira, 14 de setembro de 2009






Zona Marinha
A Zona Marinha é composta por águas interiores (baías) e as linhas de base. Chama-se de linha de base uma linha reta traçada ao longo da costa, que não leva em conta as suas reentrâncias. Nesta faixa marinha, o maior problema é a pesca excessiva ou sobrepesca. Ela se distribui em toda a costa e os barcos pesqueiros estão indo cada vez mais para alto-mar. Esse excesso de poder de pesca está levando ao esgotamento dos recursos pesqueiros e precisa ser urgentemente controlado.
Outro problema é a manutenção dos recifes de corais. Eles são de extrema importância para a vida dos oceanos, pois possuem uma grande biodiversidade marinha, sustentam as atividades pesqueiras, são explorados pela indústria do turismo e são, por outro lado, muito sensíveis às mudanças climáticas.



Postado por Rebeca Beck em: 14/09/2009

Zona Costeira



A Zona Costeira brasileira é extensa e variada. O Brasil possui uma linha contínua de costa com mais de 8 mil quilômetros de extensão, uma das maiores do mundo. Ao longo dessa faixa litorânea é possível identificar uma grande diversidade de paisagens como dunas, ilhas, recifes, costões rochosos, baías, estuários, brejos e falésias. Dependendo da região, o aspecto é totalmente diferente do encontrado a poucos quilômetros de distância. Mesmo os ecossistemas que se repetem ao longo do litoral - como praias, restingas, lagunas e manguezais - apresentam diferentes espécies animais e vegetais. Isso se deve, basicamente, às diferenças climáticas e geológicas


O litoral nordestino começa na foz do Rio Parnaíba e vai até o Recôncavo Baiano. É marcado por recifes calcáreos e arenitos, além de dunas que, quando perdem a cobertura vegetal que as fixa, movem-se com a ação do vento. Há ainda nessa área manguezais, restingas e matas. Nas águas do litoral nordestino vivem tartarugas e o peixe-boi marinho, ambos ameaçados de extinção.


http://www.wwf.org.br/informacoes/questoes_ambientais/biomas/bioma_costeiro/

Auana Coppieters

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Cerrado baiano




É a segunda maior formação vegetal brasileira. Estendia-se originalmente por uma área de 2 milhões de km², abrangendo dez estados do Brasil Central. Hoje, restam apenas 20% desse total.Típico de regiões tropicais, o cerrado apresenta duas estações bem marcadas: inverno seco e verão chuvoso. Com solo de savana tropical, deficiente em nutrientes e rico em ferro e alumínio, abriga plantas de aparência seca, entre arbustos esparsos e gramíneas, e o cerradão, um tipo mais denso de vegetação, de formação florestal. A presença de três das maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Tocantins-Araguaia, São Francisco e Prata) na região favorece sua biodiversidade .

Pequenas árvores de troncos torcidos e recurvados e de folhas grossas, esparsas em meio a uma vegetação rala e rasteira, misturando-se, às vezes, com campos limpos ou matas de árvores não muito altas – esses são os Cerrados, uma extensa área de cerca de 200 milhões de hectares, equivalente, em tamanho, a toda a Europa Ocidental. A paisagem é agressiva, e por isso, durante muito tempo, foi considerada uma área perdida para a economia do país.
Postado por: Isadora Rodrigues Cantarino.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Mata Atlântica


Nas regiões onde ainda existe, a Mata Atlântica caracteriza-se pela vegetação exuberante, com acentuado higrofitismo. Entre as espécies mais comuns encontram-se algumas briófitas, cipós, e orquídeas. A fauna endêmica é formada principalmente por anfíbios (grande variedade de anuros), mamíferos e aves das mais diversas espécies. É uma das áreas mais sujeitas a precipitação no Brasil. As chuvas são orográficas, em função das elevações do planalto e das serras.
A
biodiversidade da Mata Atlântica é semelhante à biodiversidade da Amazônia. Há subdivisões do bioma da Mata Atlântica em diversos ecossitemas devido a variações de latitude e altitude.


Postado por: Mariana Pedral.